Caixa libera R$ 50 mi em empréstimos via Pronampe

A Caixa Econômica Federal anunciou, na terça-feira (8), a liberação de R$ 50 milhões em microcrédito por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

O Pronampe Microcrédito conta com a parceria do Sebrae, que vai orientar os pequenos empresários sobre como usar o crédito da melhor forma.

O dinheiro pode ser usado para investimentos, como a compra de máquinas, equipamentos e realização de reformas, por exemplo, e para despesas operacionais, como pagamento de salários e de contas de luz e água.

Direcionada às microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil, o teto do empréstimo que cada microempresa poderá solicitar será de R$ 20 mil. A estimativa da Caixa é que cerca de 3 mil microempreendedores sejam atendidos pela linha.

O prazo total do financiamento segue as regras estabelecidas pelo Pronampe, de 36 meses, sendo oito meses de carência para o início do pagamento (mas com a cobrança dos juros mensais, que serão incorporados ao saldo devedor). A taxa de juros é de 1,25% ao ano, mais a variação da Selic (hoje em 2% ao ano).

Para contratar o crédito, os clientes devem acessar o site da Caixa e preencher um formulário de interesse ou solicitar o empréstimo em uma das agências da instituição. O banco entrará em contato se a empresa estiver apta a contratar o financiamento.

A segunda rodada do Pronampe foi iniciada na quinta-feira (3), após a publicação de uma Medida Provisória (MP) que liberou o aporte de R$ 12 bilhões adicionais ao Fundo de Garantia de Operações (FGO), destinado à concessão de garantias dos empréstimos da linha.

Segundo a Caixa, ela já contratou cerca de R$ 1,8 bilhão nesta nova fase do programa de crédito voltado aos micro e pequenos empresários. No acumulado, já foram contratados R$ 9,1 bilhões por meio da linha.

Na rodada anterior, 211 mil empresas foram atendidas pelo Pronampe e o tíquete médio dos empréstimos ficou em R$ 85,6 mil. No total, R$ 18,7 bilhões foram contratados. Das empresas atendidas, 104 mil (48,3%) eram microempresas, com empréstimo médio de R$ 44,7 mil; e 106 mil pequenas empresas (51,7%), com tíquete médio de R$ 123 mil.

Fonte: Varejo S.A.