Entenda o papel da CDL nos ambientes comercial e empresarial

Há momentos em que nossas crenças são postas à prova. É quando olhamos para trás e nos perguntamos: estamos fazendo a coisa certa? Essa tem sido a questão primordial na crise gerada pela pandemia do Corona Vírus. Para muitas áreas, a pergunta não tem resposta.

Mas, para quem é pautado por valores sólidos, não há espaço para dúvidas. Esse é o sentimento de quem é guiado pelos princípios do associativismo. Esse é o conceito que faz de cada CDL um núcleo fundamental para o enfrentamento de instabilidade econômica, social e política que se abate sobre o Brasil. São as CDLs que entendem e traduzem as dores dos empresários que estão nas esquinas, nas sobrelojas, nas galerias, nos centros e nos bairros mais afastados das cidades brasileiras. É delas que partem as mais variadas demandas do setor varejista, e a partir delas que surgem as propostas coletivas que pautam as autoridades públicas. É nas  CDLs que os empresários varejistas, sejam micro, médios ou grandes, tem voz.

Podemos dizer que as pessoas procuram se unir, se mobilizar e agir em conjunto por dois motivos: quando individualmente são frágeis frente aos obstáculos a serem vencidos ou, quando agindo coletivamente, podem aproveitar melhor as oportunidades. É no momento de crise, que a ideia de se associar ao outro toma maiores proporções, pois com o outro, forma-se o ‘nós’ e o nós poderá realizar muitas coisas juntas, aumentando sensivelmente as chances de êxito. No caso de micro e pequenas empresas, essa associação (associativismo) é ainda mais relevante, uma vez que permite articular suas demandas e ganhar protagonismo na elaboração de políticas setoriais. Esse é o princípio da sinergia, quando a soma das partes é maior do que o seu todo. Ao poder público, devemos ser a voz do empresariado, em especial dos micro e pequenos negócios, que são aqueles que contam com a força da nossa união para defender seus interesses. Neste caso, é preciso equilíbrio e bom senso para que as demandas reflitam a real necessidade do setor frente a crise. Vale lembrar que somente no dicionário é que a economia vem antes da vida.

Aos associados, devemos solidariedade, mantendo contato frequente, ouvindo críticas e sugestões, divulgando o trabalho feito pela CDL, pela FCDL e pela CNDL. Nossa maior força é a ampla representatividade e capilaridade que temos, portanto, é preciso que cada associado entenda que ao fazer parte de uma CDL, ele automaticamente terá seus interesses representados em âmbito municipal, estadual e federal.

Fonte: CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas