Colatina Celebra Redução Notável na Criminalidade: Dados Técnicos Refletem Comprometimento e Dedicação

Em um contexto de análise técnica, Colatina testemunhou uma significativa queda nos índices de criminalidade, refletindo um trabalho incessante para preservar a segurança dos cidadãos.

Cenário Regional
Colatina, como município mais populoso na região Noroeste do Estado, destaca-se entre 20 municípios. A comparação com seus vizinhos é essencial para uma análise precisa, levando em consideração a diversidade urbana e social. Municípios como Ecoporanga, Baixo Guandu, São Gabriel da Palha, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Linhares e São Mateus oferecem um panorama abrangente.

Taxa de Homicídios
Embora tenhamos aumentado de 21(2022) para 28(2023) homicídios, ao observarmos as taxas de homicídios por cem mil habitantes na região, Colatina se destaca positivamente. Ecoporanga, com 22.748 habitantes, registra uma taxa de 44; Baixo Guandu, com 31.263 habitantes, apresenta 38; São Gabriel da Palha, com 33 por cem mil; Barra de São Francisco, com 45.301 habitantes, apresenta 27; Nova Venécia, com 50.751 habitantes, mantém uma taxa de 26. Linhares, cidade vizinha com 179.755 habitantes, tem uma taxa de 44, e São Mateus, com 134.629 habitantes, registra 30 mortes por cem mil habitantes. Vale ressaltar, que a gravidade de cada perda humana não pode ser minimizada, e a prioridade é sempre evitar qualquer forma de violência.

Panorama Estadual
Em um âmbito mais amplo, o Estado do Espírito Santo apresentou uma redução nos índices de criminalidade com uma taxa de 23.80 homicídios por cem mil habitantes. Colatina, ao final da análise de todos os municípios, destaca-se com uma taxa de 22 homicídios por cem mil habitantes.

Desafios e Compromissos
Embora Colatina já tenha registrado taxas mais baixas, a influência de fatores jurídicos e a liberdade como norma têm desafiado o cenário atual. No entanto, o comprometimento, dedicação e trabalho incansável da Polícia Militar permanecem inabaláveis. Em 2024, continuamos firmes na busca por dias ainda mais seguros e pacíficos para nossa comunidade reforça Carlos Balbino – Capitão da PMES – Comandante da 1Cia./8ºBPM – Comandante da Força Tática do 8ºBPM.