Como utilizar o Dia do Cliente para aumentar a fidelização

No próximo domingo (15/9), será celebrado o Dia do Cliente, sendo mais uma excelente oportunidade para o varejo reforçar laços e aumentar a fidelização dos que ajudam a fazer o comércio girar. E em um mercado onde o consumidor tem diversas opções, detalhes importantes podem fazer a diferença na hora da compra.

Segundo levantamento do Panorama da Experiência do Consumidor, da Opinion Box, a experiência é tão importante que 82% dos entrevistados gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência. Para William Santos, diretor comercial da VarejOnline, é necessário Pensar nos clientes de forma individual olhando para os seus hábitos e criando campanhas que façam sentido para cada “persona”.

Para o Dia do Cliente, de acordo com a Ecglobal, mais de 50% dos consumidores esperam promoções das empresas. Além disso, brindes e amostras grátis foram a escolha de 30%, enquanto 22% preferiram descontos percentuais nos produtos. Isso sugere que as marcas podem conquistar a lealdade do cliente oferecendo uma variedade de benefícios tangíveis. Esses dados corroboram com o que pensa William Santos, diretor comercial da VarejOnline. “Realizar promoções de bons produtos, de verdade, olhar para o estoque e margem e promover realmente grandes ofertas e condições aos clientes, preservando margem também, é essencial”, explica o executivo.

Boas práticas

  • Personalização: sem dúvidas, a personalização é um dos primeiros passos para fidelizar um novo consumidor. Durante o Dia do Cliente, invista em um atendimento diferenciado, crie ambientes acolhedores nas lojas físicas e utilize ferramentas de comunicação para enviar mensagens personalizadas de agradecimento. Isso faz com que ele se sinta valorizado e promove um engajamento emocional com a marca. “O cliente que possui um vínculo com a marca, ele consome mais e estimula o consumo de outras pessoas, com posts nas redes sociais e indicações para amigos”, ressalta William Santos.
  • Upselling e cross-selling: estratégia eficaz para as datas comemorativas, no qual o upselling envolve oferecer produtos de categorias superiores ou com características adicionais, aumentando o ticket médio. Já o cross-selling sugere produtos complementares ao que o cliente já pretende adquirir, incentivando compras adicionais. Essas técnicas devem ser aplicadas de maneira relevante e não invasiva, de modo que o cliente perceba valor nas sugestões apresentadas. “Essas estratégias ajudam a atrair o cliente para conhecer novas coleções e novos produtos. Porém, é importante observar o histórico de compras de cliente e do grupo segmentado. Com isso no PDV, ajuda a elevar o ticket médio das compras”, conta o executivo da VarejOnline.
  • Antecipação: a antecipação é uma aliada poderosa para maximizar os resultados no Dia do Cliente. Não espere o dia chegar para iniciar as ações promocionais. Planeje com antecedência e comunique as ofertas especiais através de e-mails, redes sociais e outros canais de contato com o consumidor. Isso cria uma expectativa positiva, garantindo que o cliente esteja ciente das vantagens e motivado a aproveitar as promoções.

Erros comuns

Fidelizar os clientes é o maior objetivo de todo negócio, até porque isso sugere um fluxo de caixa tranquilo e constante. O problema é que a fidelização não é algo muito simples de se alcançar. “Muitas empresas querem fidelizar sem conhecer os clientes de forma mais específica. Elas acabam criando ações que abrangem todos, sem personalização, sem respeitar o que cada um gosta ou pensa”, alerta William Santos.

Embora os produtos ou serviços sejam direcionados para um público-alvo específico, o comportamento dos consumidores vem mudando ao longo dos anos e eles não ficam satisfeitos com algo muito genérico. “Fidelizar na tradução exata da palavra é garantir a recompra por meio de estratégias que contemplem observação, análise, empatia, retenção, tecnologia, então há muito ainda o que ser feito para não errarmos nessa estratégia”, destaca o executivo.

William lembra que é necessário manter a relação de longo prazo com “o mesmo encanto” de quando tudo começou. “O tempo desgasta os relacionamentos e geram atritos que precisam ser tratados, renovar, criar, recriar e sempre estabelecer premissas para o cliente perceba que é importante para a marca”, finaliza.

Fonte: Varejo S.A